Entrevista com a Banda Toca-Fita de Corcel 


1 - Como surgiu a banda?
A banda surgiu através de um projeto musical dentro da faculdade de turismo, onde o vocalista (Diogo Cruz), o ex baterista (Sano Duarte) e um ex baixista (Macário Félix) cursavam juntos o curso de turismo, e em uma das vagens de campo, resolveram criar uma banda chamada T'3. uma banda de reggae e rock. Isso ocorreu entre os anos 2010 e 2011. Depois de algumas entradas e saídas de pessoas na banda. Veio a segunda formação, agora com dois guitarristas. Com duas guitarras o repertório de rock aumentou e a preferencia pelo estilo era algo sentido pelos 4 integrantes. Nesta formação que contava com Juan Mendonça no baixo, Fabrício Caymon na guitarra solo, além do Diogo na outra guitarra e o Sano na bateria, que foi o momento chave para a troca de estilo e o surgimento da Toca-fita de Corcel. Os quatro tinham o gosto em comum por bandas como "the Strokes", "moptop", "Los hermanos", entre outras. E assim decidiram mudar de vez o segmento da banda e resolveram por meio dessa mudança de pensamento, colocar um novo nome. Surgindo assim a Toca-fita de Corcel.
2- Há quanto tempo estão na estrada?A TfC está na estrada oficialmente desde o ano de 2013. No entanto, foram realizados nesse período inicial muitos shows locais na cidade original da banda, Mossoró/RN. Como também pela região, nas cidades menores do entorno. Em 2015, com o lançamento do Ep "Briga de bar", novas oportunidades surgiram e aí houve a necessidade de uma melhor organização para encarar a estrada e atender os convites recebidos.
3- Todos os integrantes são os mesmos desde o inicio do grupo?
A banda passou por uma série de mudanças na formação por diversas razões. Da formação original só está presente o Vocalista e guitarra base Diôgo Cruz. No baixo quem está atualmente é o Advanir Reis, na guitarra solo temos o Léo Maia e na bateria temos o Mick Souza.
4- De onde vieram?A Toca-fita de Corcel é uma banda originada no nordeste, numa cidade chamada Mossoró no estado do Rio Grande do Norte.
5 - Conta um vexame que passou em algum show?
Talvez algo que seja considerado vexame, principalmente no inicio, foi uma dia tocando no Festival Cobaia, onde uma das cordas da guitarra base arrebentou e foi torcada a guitarra. Em seguida arrebentou mais duas ao mesmo tempo dessa nova guitarra. Aí trouxeram outra de uma outra banda pra substituir e na música seguinte uma das cordas do guitarrista solo arrebenta bem na hora antes do solo principal de uma das músicas... kkkkkkkkk..... Terminamos o show de modo acústico e na capela com a galera. kkkkkkkkkkkkkk.
6 - O que foi mais difícil que tiveram q enfrentar com a banda?A dificuldade maior sem dúvida é a falta de apoio do poder público de nossa cidade/estado. No entanto, outro fator complicador são as mudanças de formação a entrada e saída de alguém na banda sempre desgasta um pouco.
7- Qual foi o show mais marcante?
O show mais marcante... Poderíamos citar dois. Um, foi na nossa cidade mesmo, em uma das edições do Festival Dosol em 2016. Onde foi uma noite de casa cheia. tinha muita gente presente e já na primeira música (cigarros e copos) a galera puxou um coro cantando o início da música e isso marcou demais. Foi de fato bem emocionante e deu um gás pra toda a apresentação. A sensação era de ganhar um campeonato jogando em casa. E outro show marcante foi aqui em Sampa, no mês de março do ano passado, onde tocamos na Avenida Paulista pra uma centenas de pessoas parando pra sacar nosso som e a galera se contagiou a ponto de dançar e rapidamente pegar os refrões e cantar algumas das músicas com a banda. Isso foi íncrível pelo fato de ser nossa primeira tour fora do nordeste e a galera recebeu bem o nosso som.
8- Qual a canção da banda q mais gostam?
O gosto sobre as nossas música é bem variado. Por exemplo, o Mick (baterista) gosta de uma chamada "Nosso amor"; o Advanir (baixista) "cigarros e copos". Léo (guitarrista) "Rosemary" e o Diogo gosta de todas. kkkkkkkkkk. com uma ligeira preferencia por "Amor Covarde". Todas essas faixas estão no primeiro EP.
9- Quantos shows fazem por mês?
A média de shows por mês tem aumentado, neste semestre estamos com 10 datas no mínimo por mês.
10- Quem é a inspiração de vcs pra banda?
Talvez a inspiração maior seja o Strokes juntamente com Moptop, Arct Monkeys...
11- Quais cantores ou bandas q mais gostam?
As preferencias de bandas e cantores são muito variadas e cada um tem o seu gosto pessoal, mas se citarmos de modo mais coletivo ficamos em bandas como: Beatles, king of Leon, Alter Bridge, Link Park, Tame Impala, Foo Fighters, Queens of the stone age, Led Zeppelin, Vivendo do Ócio, músicas da jovem guarda, brega e muito mais.
12- Como a família reagiu ao saber q escolheram estar no mundo da música?
A família de todos de um modo geral não se posicionam contra a nossa escolha de vivenciar a banda e viver a música, porém sempre tem um pai ou uma mãe aconselhando pra seguir outros rumos. rsrsrsr
13- As músicas são os integrantes que compõe?
As oito faixas do primeiro ep foram compostas por Diôgo Cruz. Mas agora nesse segundo trabalho que esta pra ser gravado já temos faixas dos outros integrantes também.
14- Qual canção as pessoas pedem mais?
Talvez a canção mais pedida nos shows seja a "Socorro". Muito embora, " o velho cobertor" talvez tenha sido o primeiro hit. E agora a "Nosso amor" e "cigarros e copos" vem ganahndo destaque entre a galera.
15- Fato engraçado que ocorreu com a Banda?
Um fato engraçado que ocorreu com a banda talvez seja em dos voos de volta a Mossoró em que tivemos que sair correndo pelo saguão do aeroporto internacional de Guarulhos e tudo ia caindo das mãos e a galera olhando e gritando tipo motivando... e a gente ria e corria... e aí chegamos no ultimo instante mesmo no portão do embarque foi bem tenso mas foi bem engraçada a situação da galera gritando. kkkkkkkkkkk
16- Qual sonho vcs ainda pretendem realizar em relação a banda?
Se falando de sonho, acho que o maior é mesmo fazer parte do circuito de bandas já reconhecidas no mundo indie e adquirir uma certa estabilidade por meio dos frutos do nosso trabalho como banda.
17- Quem dá mais trabalho na hora de se arrumar pra shows
Léo Maia nosso guitarrista ele tem o dom de começar a se arrumar antes de todos e a banda toda ficar gritando com ele pra ele adiantar e terminar de se arrumar.
18-  Uma mensagem para pessoas que acompanham o trabalho de vcs?
O que mais queremos passar para as pessoas que nos acompanham é que acreditem mesmo nesse nosso esforço, porque estamos realizando cada passo pensando em nelas. Sabemos que a força do rock é coletiva e precisamos do máximo de apoio possível e vamos retribuir com o que temos de maior valor que é a nossa música. Com ela conseguimos chegar e fazer o bem as pessoas. E esse é o nosso combustível. Adiantamos que agora em 2019 vem muita novidade e muito lançamento. Aguardem e Vamo que vamo!

Comentários

Postagens mais Vistas