Craca se une à Sandra-X e lança dois singles

Craca se une à Sandra-X e lança dois singles 

“Um Livro de Amor” celebra o dia dos namorados, em 12 de junho.

 

A tropical “Oxóssi” vem para fazer dançar e suar.


A cantora e performer Sandra-X, esposa de Craca, na capa do single “Um Livro de Amor”

 

Produtor musical e artista visual, Craca (Felipe Julián), é conhecido pelos sons brasileiros e afro-latinos em inusitadas bases eletrônicas. Essa receita aparece nos dois singles que ele lança em parceria com a performer, cantora e compositora Sandra-X, que também é sua esposa. “Oxóssi” e “Um Livro de Amor” celebram a união artística e afetiva da dupla nesta semana cheia de amor.

 

Sai nesta sexta, 12 de junho, “Um Livro de Amor”. A música surgiu como encomenda de Ágatha Barbosa, do selo feminista Hystereofônica, para uma compilação de 2017. Sandra editou trechos do livro homônimo à faixa - assinado pela incrível dupla Cristiane Mesquita e Rosane Preciosa - e foi encaixando o texto na base sonora de Craca, hora cantando, hora declamando a poesia. Esse som virou uma instalação artística interativa (que ilustra a capa do single) exposta no Instituto Tomie Othake e no Espacio de Arte Contemporáneo (EAC), em Montevideo, Uruguai, em 2018. A obra de arte contemporânea engloba uma poltrona com uma mesa ao lado, onde se encontra um exemplar do livro de amor, e oito alto-falantes ao redor. A instalação “Um Livro de Amor” foi projetada para ser usada por uma pessoa de cada vez, mantendo o caráter íntimo dos assuntos amorosos. O espectador se senta, pega o livro e a obra sonora se inicia.

 

Craca e Sandra-X revisitaram a peça musical original, remixaram e remasterizaram para ser lançada como merecido single. E escolheram o dia dos namorados como homenagem a todos os apaixonados.

** Escute aqui **

Capa do single “Oxóssi”

 

Para dançar e suar, o single “Oxóssi” é um forró cumbia dub, daqueles que exalam tropicalidade.

** Escute aqui **

 

A música surgiu em uma participação de Sandra no set de Craca, durante uma festa. A cantora declamou de forma improvisada, versos de um oriki de Oxóssi da tradição iorubá. No início da quarentena, Sandra transformou o improviso em canção e os dois resolveram produzir a faixa. A base inicial ganhou desenvolvimento harmônico, baixo e novas percussões. E a participação especial de Lincoln Antônio (A Barca) na sanfona.

 

Oxóssi é um Odé, ou seja, pertence ao grupo de orixás caçadores. Senhor da mata, dono de pontaria infalível, sente-se pleno na solidão dos campos, descobrindo e dominando caminhos com a sua personalidade arguta e sempre aberta ao novo, e manejando o arco e flecha que muitas vezes o simboliza: o ofá.

Press Kit com fotos e áudios para baixar.

 

Craca nas redes:
Facebook | Instagram | Vimeo | YouTube


Mais informações e entrevistas:
Carolina Martins – carolina.tropipress@gmail.com
11 95389-8742

www.tropi.press

Comentários

Postagens mais Vistas