Mostra de arte 15º Cortejo Quiloa acontece de 06 à 9 de fevereiro

Mostra de arte 15º Cortejo Quiloa acontece de 06 à 9 de fevereiro
Um olhar para toda trajetória deste 16 anos de vivências, oralidade e preservação da cultura do Maracatu
O Maracatu Quiloa, ativo há 16 anos, se dedica a pesquisar e promover atividades de formação e difusão sobre o Maracatu e a cultura popular. Esse ano a Mostra de Arte e 15º Cortejo Quiloa, acontece entre os dias 6 e 9 de fevereiro com a premissa de não só contar a história do Maracatu, sua origem e tradições, mas também celebrar a trajetória do  grupo e as características do baque virado produzido na baixada santista.
Anualmente o Quiloa ocupa diferentes espaços da cidade para atingir o maior número de pessoas,  além de também levar a cultura popular para bairros mais afastados do centro. Dia 06 de fevereiro, quinta feira,  a Mostra começa levando o Maracatu Na Escola, para a UME José da Costa e Silva Sobrinho, ação permanente do Quiloa, de levar a cultura popular para a rede pública de ensino. No mesmo dia, tem Palestra Intolerância: Porque?, com Professor Ademir Santos , depois terá  a exibição do teaser do curta “Quiloa da Rua ao Palco” e a abertura da exposição  "Vivências Quiloa".
Nos dia 7, sexta feira, o destaque da programação é a Roda de Jongo com o Grupo Jongo de Piquete na praça do SESC Santos. Ainda destacando na programação, dia 8, sábado, no Foyer do Teatro SESC haverá uma Vivência de Jongo com o Mestre Gil. Para contemplar o acesso democrático à cultura, no sábado, 8 de fevereiro na Vila Sapo, comunidade que estabelece grande diálogo com o Quiloa. 
Domingo dia 9 é o dia do grande Cortejo pelas ruas do centro histórico de Santos, que há quinze anos, traz cores, identidades, histórias, espiritualidade e muita energia realizadora. O cortejo é momento onde a  herança ancestral é valorizada todos que vieram antes e, assim, lembrar quem está presente. A ancestralidade é conhecer a história que te precede e valorizar tudo que foi construído antes de nossa existência. 
A presença dos mestres na trajetória do Quiloa foi um dos estímulos para que o evento esse ano traga a expressão do que é o Quiloa e como surgiu. Felipe Romano, um dos fundadores , lembra que no aniversário de 8 anos, tivemos a honra de receber o mestre Gil, que nos provocou sobre a legitimidade do nosso fazer como expressão da cultura popular”. 
Na ocasião, Romano pensava muito sobre o Maracatu não ser originário de Santos, e como os mestres entendiam isso. “Na conversa com o mestre Gil , estávamos na sede do Quiloa, e as crianças corriam de um lado pro outro, quando ele disse: “Pergunta pra sua filha, se o Maracatu não é de Santos? Ela vai responder que sim, e porque ela nasceu dentro do Maracatu, a partir daí, começamos a entender que contar a nossa história, e como chegamos até aqui, é tão importante quanto contar a ancestralidade e origens do Maracatu” ressalta Felipe.
Esse ano o Quiloa olha para sua trajetória e convida a todos para conhecer parte do que foi realizado ao longo desses 16 anos tornando público elementos do Maracatu de Baque Virado e seus mais de 220 anos, integrados às peculiaridades da vida em Santos.
PROGRAMAÇÃO: 
06/02
POLO ESCOLA
9h - Quiloa Maracatu na escola - UME José da Costa e Silva Sobrinho
POLO QUILOA CENTRO
18h - Palestra Profº Ademir Santos
19h30 - Quiloa - da rua ao palco (exibição teaser)
20h - Exposição "Vivências Quiloa" + DJ Dani Castor
07/02
POLO ESCOLA
9h - Quiloa Maracatu na escola
POLO SESC (PRAÇA)
20h - Roda com Jongo De Piquete
08/02
POLO QUILOA PORTO
10h - Vivências de dança com Ala Afro do Quiloa
POLO VILA SAPO
11h - Baque Coletivo encontro com Quiloa Maracatu Mirim
POLO Sesc Santos
14h30 - Vivências de jongo com Mestre Gil - UME Professor Avelino da Paz Vieira
POLO QUILOA PORTO
18h - DJ Jefferson e Matê Magnabosco Batuque da Goiabeira
09/02
POLO PRAÇA MAUÁ
16h - DJ Dani Castor
15º CORTEJO MARACATU QUILOA
Jongo de Piquete
Bloco Estação Primavera
DJ Nanne Bonny
Sambagaça

Endereços:
Polo Praça Mauá: Praça Mauá, s/n
Polo Centro: Rua General Câmara, 102
Polo Quiloa Porto: Avenida Mário Covas, 2414

SERVIÇO:
MOSTRA DE ARTES E 15° CORTEJO QUILOA
06 à 09 de fevereiro
Endereços:
Polo Praça Mauá: Praça Mauá, s/n
Polo Centro: Rua General Câmara, 102
Polo Quiloa Porto: Avenida Mário Covas, 2414

Produção Executiva: Felipe Romano
Assessoria de Imprensa: Sarah Mascarenhas
Arte e diagramação: Lorena Assis
Fotos: Beth Romano, Maria Clara Loureiro


Comentários

Postagens mais Vistas